30 de abril de 2014

Resenha : O que a terra está falando?- Ilan Brenman- Edelbra Editora








Da tradição oral judaica, este conto traz à  tona os temas da propriedade e do direito. Guerras, revoltas, lutas e brigas, tudo em nome da terra. Mas o que ela diria, se lhe perguntassem a quem pertence? Ilan Brenman é doutor pela Faculdade de Educação da USP e autor de mais de 30 títulos infantis e juvenis. Ilustrações de Anuska Allepuz.

O texto de Ila Brenman permite que a leitura seja conduzida nos valores, sensações que o ser humano gera,e como é possível transformar, olhar, sentir o que o trabalho, perseverança é capaz de realizar. 

O diálogo do texto escrito com o texto de imagens, de autoria de Anuska Allepuz, traz as cores que possibilitam que a terra esteja em sua essência, e amplia as concepções do texto imagético.


Assim breve, conto-lhes:

A terra parecia tão não ter mais jeito, sempre seca e nada que se plantasse, desenvolvia. O homem desiste da terra e entrega aos cuidados de um vizinho. Mas será que a terra ia mudar a sua condição?

A terra é resultado da ação humana, e cada ser humano vai mudando a paisagem de uma cidade, possibilitando que a terra possa falar.

A terra era árida, sem frutos, e depois de tantos trabalhos, arar, regar, tudo vai mudando... e o primeiro dono solicita sua terra de volta, mas. será que é justo?
Um juiz é convocado, e ele resolve escutar a terra, o que ela quer falar?

O milagre se chama perseverança e fé 

3 comentários:

  1. Com certeza um livro lindo e uma boa reflexão. Adoro o autor Ilan

    ResponderExcluir
  2. muito boa a resenha falou de todo o texto ,sem esquecer do autor e de como as pessoas precisam ter mais fe e esperança cuidando da terra que deus nos deixou para cuidarmos

    ResponderExcluir