26 de setembro de 2011

Sugestões de Livros para aquisição na Bienal de Pernambuco 2011

Nos passeios pelos corredores da bienal, vamos desvendando as histórias que integram os livros. Conhecemos autores, percebemos o encanto no olhar das crianças, escutamos a contação de histórias, e assim vamos selecionando nossas opções literárias.


Ao visitar uma feira de livros, bienal, festa literária, indico que consulte o livro, manuseie, dialogue com ele, e veja as aproximações e distanciamentos que podem ser gerados. Faça uma lista do estilo literário que pretende adquirir, e assim fará mais que uma compra, será um grande Presente, como diria nosso poeta pernambucano Alberto Cunha Lima.


Desta maneira, publico-lhes a  lista de obras literárias, pois são uma ampliação da concepção de livro.









Bernardo e a Princesa de Cristal

 Autor: Flávia Reis

Editora: Callis

Estande: Acaiaca

 

Sinopse do Livro: Este livro relata as aventuras de Bernardo, um personagem francês que vive no Brasil Império. Bernardo aporta no Rio de Janeiro no ano de 1885 para fazer uma visita ao casal real e traz consigo um companheiro de viagem – seu cavalo Pegasus. O que será que ele vai nos contar sobre este período da nossa história?


Áreas do Conhecimento: História / Língua Portuguesa



 

De vários jeitos

Autor: Flávia Reis

Editora: Callis

Estande: Acaiaca

 

Sinopse: O encontro inusitado com o espelho pode se tornar uma surpreendente brincadeira, especialmente se quem se depara com ele for uma pessoa muito criativa. Neste livro, o leitor é convidado a interagir e,em meio a lindas ilustrações, também ganha espaço para participar do seu próprio jeito.

Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa /Sociologia infantil

 





Fazendo meu Filme 1

Este livro vai despertar a leitura, curioso, teen, fala a linguagem, conflitos de adolescentes e fenômeno de leitores.

Sinopse:Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. 

Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Estande: Autêntica – Prox a Expoideia






O Colecionador de Pedras

Autora: Prisca Agustoni
Editora: Paulinas
Estande: Paulinas- em frente ao Circo das Letras



Sinopse: Esta é a história do encontro de Ambaye e Noémia, dois jovens a procura de algo que preencha sua vida, em busca de seu destino. Ambaye adora pedras e, por causa delas, abre-se para o mundo, percorrendo sozinho os caminhos e colecionando as pedras que encontra. Apesar disso, não está só, pois guarda suas raízes em seu coração. Noémia, ao contrário, vive fechada em si mesma, triste e sozinha depois que sua tribo foi despovoada. É incapaz de notar as belezas sutis escondidas nas pequenas coisas. Ambaye resgata seus conhecimentos ancestrais, utiliza a arte da escuta, da conversa com o olhar e, finalmente ele e Noémia descobrem o sentido da amizade e do diálogo que une as pessoas. O colecionador de pedras tem o sabor das lendas contadas de geração em geração, que expressam a crença no ser humano, nas relações interpessoais e nas razões de ser dos acontecimentos naturais.






A Caligrafia da Dona Sofia
Autor:André Neves
Editora: Paulinas
Estande: Paulinas- em frente ao Circo das Letras

Sinopse: Dona Sofia é uma senhora muito especial e simpática. Professora aposentada, mora sozinha e adora ler, especialmente poesia. Tanto que decorou todas as paredes de sua casa com os poemas de que mais gosta, para que não ficassem escondidos nos livros e ela pudesse relê-los a qualquer momento. Quando não havia mais espaço nas paredes, resolveu fazer cartões poéticos que seu amigo, o carteiro Ananias, passou a distribuir entre os moradores da cidade. Aos poucos, a poesia vai tomando conta da vida de todos, descortinando um mundo secreto, repleto de sabedoria, luz e sensibilidade. O livro, como as paredes da casa de Dona Sofia, também é todo 'ilustrado' com muitos poemas de diversos autores, despertando no leitor o desejo de conhecer mais esse universo tão rico de imagens e sonoridades. Um trabalho artístico delicado, que convida a ler e reler, inúmeras vezes, sempre descobrindo novos detalhes




Visitando um museu
Editora: Brinque book
Estande: Varejão do Estudante 

Sinopse: Você quer saber tudo sobre museus e o que tem para ver e fazer neles? Aqui, você saberá sobre as pessoas que trabalham lá e sobre os tipos de museus. Você pode tocar nas obras de arte? O que é um catálogo? Dá pra fazer coisas no museu além de ver o que está exposto? Para essas e muitas outras dúvidas, você terá respostas. Neste livro há abas com muitas informações sobre museus, para você se transformar num verdadeiro sabe-tudo




Até as Princesas Soltam Pum
Autor: Ilan Brenman
Editora: Brinque book
Estande: Varejão do Estudante 

Sinopse: Laura é uma garotinha (como toda criança) bem curiosa e uma das questões que mais a intriga (e a seus colegas de escola também) é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer a dúvida tão pertubadora, que, por sua vez, recorre ao antigo "livro secreto das princesas" e, com ele, a confirmação "sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!". Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam a ser as mais lindas princesas...





A MENINA E SEUS PONTINHOS

Autora: Silmara Casadei
Editora: Cortez
Estande : Cortez

Sinopse: A autora conta a história de uma menina que tinha um problema: sempre que olhava para o próprio coração, apareciam uns pontinhos que ela não conseguia entender, ora eles a deixavam triste, ora com medo, ora esquisita. Um dia ela encontrou um bom amigo que lhe ajudou a compreender o papel dos pontinhos em sua vida. Este livro estimula a criança a procurar ajuda dos adultos para falar de seus problemas e entender que a vida é feita de encontros e desencontros. Uma história de amizade, memórias e respeito à própria identidade.





A descoberta

Autor: Jonas Ribeiro
Editora: Cortez
Estande : Cortez

Sinopse:Uma lúdica e linda história de amor, que conta a experiência de um menino que plantava com toda a perfeição pensamentos quadrados, do outro lado da rua, existia uma garota que adorava poesia e desordem, o decorrer do texto confirma um velho ditado de que os opostos se atraem e em muitos casos, se completam. O livro é carregado de metáforas que transpassam emoções e sentimentos como o amor, a admiração, os relacionamentos, a importância da liberdade, a aceitação de nós mesmos e dos outros (pelo que realmente somos). Jonas Ribeiro aproveita seu momento criativo e inspirador para também ilustrar o próprio texto. Agora, só cabe ao leitor realizar essa descoberta.




Macaquinho
Autor: Ronaldo Simões Coelho
Editora: FTD
Estande: FTD ( próx a Editora SM)

Sinopse:Toda noite o macaquinho ia para a cama do pai. Cada dia era uma desculpa: ou porque estava com frio, ou com fome, ou com medo. E o papai nunca conseguia dormir, mas sempre resolvia o problema. Até que, um dia, o filhote conta a verdadeira razão de querer ir para a cama do pai. Qual seria o problema afinal?




Beijos Mágicos
Autor: Ana Maria Machado
Editora: FTD
Estande: FTD ( próx a Editora SM)

Sinopse: A menina Nanda desconfiava da nova namorada do pai. Bebel vivia dando risada e adorava dar beijos que enfeitiçavam todo mundo. Parecia até uma bruxa. Até gato ela tinha! Como ninguém percebia seus sentimentos por essa misteriosa mulher, Nanda resolveu falar com sua mãe. Ela disse que a filha estava com ciúme, só isso. Quando ficavam juntas, Nanda fugia dos agrados e beijinhos de Bebel, até que, certo dia, a menina caiu, deixou escapar um chorinho e descobriu uma surpresa interessante sobre aqueles beijos.

Bons passeios pela bienal, e ainda esta semana, trarei mais sugestões de livros.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, Rê!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Gostei muito da lista. O mais legal do blog é que você fala dos livros infantis. São poucas pessoas que fazem isso. Quero muito ler os livros da Paula Pimenta.

    Beijo!
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir