30 de janeiro de 2011

Resenha e Sorteio: Paulinho: o menino que escreveu uma nova história




Fazer uma biografia é algo complexo, e esta tem um toque, encanto especial, ela foi feita para todos aqueles que gostam de ler biografias, e ler mais ainda, o mundo. O mundo de Paulinho, o menino que escreveu uma nova história das Autoras. Mere Abramowicz e Silmara Rascalha Casadei, da Cortez Editora. Este menino, assim traçado desde a sua infância ao seu falecimento, nunca deixou de acreditar e ler o mundo, a leitura da palavra e ele era:
"[...] muito pobre...Mas, por dentro... era rico de conhecimentos, por conta do gosto pelos estudos, e mais rico ainda de ternura que demonstrava ao se relacionar com as pessoas".Neste percurso educativo, a leitura de clássicos literários fazia parte deste universo da vida de Paulinho, e ele também lia as pessoas, suas angústias, seus anseios, seus encantos e lutava junto com elas.
É desafiante revelar a vida de Paulo Freire, o grande mestre da educação libertária no Brasil e no mundo. O livro aborda numa linguagem flexível e intensa sobre a vida deste educador, criança, Paulo, agora Paulinho, que cativou e deixou em seu legado literário-educativo as formas de recontar as histórias de vida, assim como fizeram com ele, e que nos diz: “Não deixe que o medo do difícil paralise você”.




E como é toda criança, com seus sonhos, desejos e vontade de ajudar aos outros, Paulinho também precisava de apoio, carinho, aventura, e se aventurou por outros países, devido ao exílio sofrido, se aventurou ao chão das palavras, onde fazia da areia o seu quadro de sonhos e de estudo, junto aos educandos, que compartilharam e foram cativados pela sua maneira, respeito e inclinado ao diálogo, a conversa, pois sabia e afirmava que:
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesma, os homens se educam entre si. Tantas palavras tecidas, colhidas abaixo de uma árvore, na terra de barro, na praia, em qualquer lugar em que aja um agrupamento de pessoas dispostos a compartilhar os conhecimentos. E Paulinho vai assim:
Escolhi a sombra desta árvore para repousar do muito que farei, enquanto esperarei por ti. Quem espera na pura espera vive um tempo de espera vã. Por isto, enquanto te espero, trabalharei os campos e conversarei com os homens.”
Citações de várias obras, mensagens libertárias, que são a marca de Paulo Freire estão presentes no livro, e a bela ilustração, envolvimento, cores que nos remota ao cenário de vida, alegria, comunidade e amor ao próximo, feito por Marco Antonio Godoy.

Paulo escreveu e neste livro compartilha suas palavras nesta leitura de mundo. E você? Qual a sua palavra para o mundo?

Para concorrer você tem que:
-Comentar a resenha no blog e seguir no Google Friends


-Seguir a @replithgirassol e a @Cortez_Editora e dê RT no twitter, a cada uma hora:
@replithgirassol e a @Cortez_Editora sorteiam o livro Paulinho e o KitGirassois, http://migre.me/3MeGh


Faremos o sorteio do Livro Paulinho, o menino que escreveu uma nova história e um kit Tecer Girassóis (Marcador e Clips Personalizados, Porta Retrato). Tudo para um ou uma ganhador(a).
Vamos lá!

Sorteio dia 20 de fevereiro. Pode participar até as 23:50 do dia 20 de fevereiro.

25 comentários:

  1. Eu qro mtoooo!
    Tomara que eu ganhe! [dedinhos cruzados]

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  2. Adoraria ganahr esse livro pra trabalhar com minha turminha na escola, a história é bem interessaante.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, eu sou formada em biologia e meu curso foi licenciatura, então, os livros de Paulo Freire foram bibliografias constantes... ainda que eu não concorde com alguns de seus métodos não posso negar a importância dele na formação dos professores brasileiros. Ideia muito legal essa acompanhar a vida dele desde criança, biografia diferente. Gostei! =)

    ResponderExcluir
  4. Só foi e é posivél educar as pessoas através da leitura de contos, por causa de Paulo Freire, ele deu inicio a esta obra tão maravilho que é os contos literários.

    ResponderExcluir
  5. Educação e leitura caminham juntas e o homem que lê contribui para a educação do próximo e do Universo - amor gera amor, gentileza gera gentileza e, PAULO FREIRE gerou e continua possibilitando educação com excelência!
    Tomara tenha a possibilidade dessa leitura tão gratificante!
    Ana M M Pereira
    @anammp27
    ana.mmp@terra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei.
    Se eu ganhar vou presentear minha priminha!
    :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tem selinho para vc lá no blog: http://fatoselivros.blogspot.com/2011/02/selinhos-e-resultado-do-top.html

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Super legal!
    Será que eu ganho?
    *_*

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Adoraria Ganhar! Paulinho é um exemplo que nunca morrerá!

    ResponderExcluir
  10. uau ... paulo freire ... uma das pessoas q mais admiro pela sua historia e ideal de educação ... quer mto ganhar o livro e espalhar essa mensagem...bjkas PRi

    pri e os livros http://prieoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Quero ler esse livro *--*
    participando, e aproveitei pra entrar no site da editora

    Bjs bjs

    Att. Guilherme - Burn Book
    http://www.burnbook.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Paulo Freire é uma figuras das mais respeitadas no Brasil e no exterior. Ajudou a compor a biografia brasileira, com os seus conceitos sociológicos, históricos, políticos e educativos. É uma iniciativa altamente louvável que ele seja apresentados as nossas crianças. Parabéns! Vou ficar ansiosa, aguardando o meu exempar para ler como meu neto.

    ResponderExcluir
  13. Sobre Paulo Freire? Com certeza quero muito ganhar! O admiro muito, e a resenha me fez ficar com vontade de conhecer melhor!
    @candygn
    Renata Neves

    ResponderExcluir
  14. Quero ler muito esse livro
    http://rosemirlili.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. quero ganhar!!!!!!!! adoro livros..

    cibellealonso@yahoo.com.br
    nome de seguidora: cibelle alonso

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li mas, acredito que o mais interessante no livro, seja o fato de mostrar, ou melhor, enfatizar que antes do mestre Paulo Freire existia Paulinho , uma criança que encontrou na leitura uma chave para muitas portas, conhecimento, liberdade, autonomia, etc.

    Bjinhos

    Charlene Cunha
    charlene_pe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Muito bom. Adoro ler e tento levar esse mundo de conhecimento para o meu sobrinho, esse eu vou poder dividir com ele.

    Nome: Leonice Campelo
    Seguidora: Nice
    E-mail: leonicecampelo@gmail.com
    Twitter: @leonicecampelo

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse livrinho! Eu sou apaixonada por livros infantis... gosto de lê-los apesar dos 20 anos a mais que tenho... heheheheh

    ResponderExcluir
  19. Oba!! Já estou participando.

    Adorei a resenha. Sou apaixonada por livro infanto-juvenis. Com certeza estarei visitando o blog sempre.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  20. Nooooossa! Paulo Freire!Um sonho! Um verdaadeiro representante da Educação, uma figura ilustre e admirada, que tenho como referência...uma obra que - com certeza - adoraria ganhar, pois a história deve ser encantadora assim como suas palavras.Beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  21. Patrícia Correia - Coordenadora do Shalom16 de fevereiro de 2011 16:16

    Eu quero muito Renata! Espero ganhar, afinal viajar no mundo da leitura é algo que fascina e cativa todos aqueles que se contaminaram com o vírus da educação. Beijos e vou cruzar os dedinhos desde ja.

    ResponderExcluir
  22. Oh! Isso sim é, que é, inspiração.....

    Paulinho...Paulo Freire para crianças .... com essa iniciativa as autoras estão contribuindo para incentivar crianças a entenderem que tudo pode, graças ao ato da leitura. Fico muito feliz em saber que foram inspiradas em um ícone da educação brasileira, que embora tenha precisado ser reconhecido lá fora para ser valorizado no Brasil, é bom que nossas crianças saibam quem foi Paulo Freire e possam conhecer seus livros, mais adiante, porque apesar de escritos há uma, duas, três, quatro e até cinco décadas atrás, trazem temas atuais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    nossa... esse livro parece ser perfeito para todas as idades e principalmente adolescentes!Mamães, titias, madrinhas todos vcs: incentivem o hábito da leitura aos pequenos, não importa a idade, porque assim como Paulinho podemos com uma chave abrir portas para diveros mundos...
    @renatascoiffeur

    ResponderExcluir
  24. Acho seu blog tão doce *-*
    AMEI a resenha! O livro parece ser bastante sensível!
    Espero conseguir ganhar (mesmo chegando no último dia, rs.)

    :****

    ResponderExcluir
  25. eu quero muito,
    tomara que eu ganhe
    ~dedos cruzados~

    ResponderExcluir