19 de outubro de 2010

Histórias, Tecnologias, Prática Docente: Simpósio sobre formação docente na UFPB.





O evento que aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro na UFPB, I Simpósio sobre Formação Docente e Tecnologias do Conhecimento, estive presente apresentando trabalho e ministrando oficina de leitura, cujo tema foi circular do impresso à hipermídia; No primeiro e segundo dia, grupos distintos, e uma intensa partilha e análise de percepção das mudanças no processo comunicativo, guiado pelos nossos estímulos, afinal são eles os geradores das facetas variadas de gêneros textuais.
A dialogicidade da mítica textual perpassou, também, no universo das histórias. Através da ferramenta Webcam, minha amiga doutoranda Taciana Pontual revelou-nos na oficina a sua experiência no uso das mídias digitais (skype, MSN, etc) construindo narrativas e expondo as histórias de sua vida, compartilhando com seus familiares, que a fazia sentir-se tão próxima, mesmo estando fixa residindo na Inglaterra.
Bem, esta foi uma das surpresas da oficina, que ao final ofertei, e foi aceito, uma contação de histórias, cuja representação foi soprar o amor, doá-los aos docentes presentes na atividade.
O evento foi maravilhoso, os Paraibanos são muito receptivos e as palestras sobre : brincar lendo, linguagens artísticas e literatura, educação a distância.
Obrigada e até o ano que vem no II Simpósio;Parabéns a Profa Marlene Helena. presidente da comissão de organização.
Ainda teve debates sobre a produção regional literária, Jessier Quirino, na oficina que ministrei.
Abraços a tod@s da Paraíba,São Paulo, Recife e representantes das universidades.

Aguardem, que ainda terá mais notícias, pois encontrei um contadora de histórias... surpresa.. até breve!

2 comentários:

  1. Foi um momento fantástico onde vivenciamos um momento de contrução e compartilhamento, vc esta de parabéns Renata com sua alegria simpatia e conhecimento.

    Nos que particpamos do Simposio só temos a agradecer sua particpação

    Abraços e até o próximo ano

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata! Fiquei muito feliz em conhecê-la. Você realizou um trabalho muito bacana. Amei! Que Deus continue te abençoando viu?! Te desjo muito sucesso. Grande beijo'

    ResponderExcluir