30 de setembro de 2010

Microconto: sugestão didática e lúdica

O micro e macro depende do olhar.
Foto Rio Capibaribe, Recife Antigo.

Microconto é a grande oportunidade de síntese e desenvolvimento de uma breve história. Narrativas de encantamento, suspense, junção de poesia e narração, assim vai sendo construído o texto. Mesmo que ocorra uma reação contrária a este maneira inovadora do dito e não-dito no conto, teclar com 140 caracteres, como se estabelece no Twitter, e assim produzir uma micronarrativa é trazer a coesão e coerência na apreciação não conceitual, mas vivencial. Toda história tem essência, e a beleza está no MICRO e no MACRO."E o fato é que, fazendo a micronarrativa parte de um processo literário e social, hoje já se pode afirmar ser possível produzir uma narrativa com dez palavras. Ou até menos". (SPALDING,2006)


Bem, este foi meu ensaio de microconto:
Todos caminhavam no Zoo, não queriam parar.Grito.Susto.Vulto. Parecia um veroz animal. Não era tigre, não era leão, era um gatinho só.

O mais famoso microconto do mundo tem 37 letrinhas, a saber:
"Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá" (Augusto Monterroso)


Vale a pena propor em sala de aula esta produção, que pode ter como cenário o ambiente do Twitter, atrela a tecnologia e a leitura, no país que está lendo mais, devido ao uso da Internet e a comunicação imediata, rápida, em rede, a cada dia a dia, em expansão.


Bem, sugestão e convite, criem e enviem seus minicontos, microcontos, e concorram a sorteio de um livro e uma surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário