26 de fevereiro de 2010

Báu de Histórias na Escola Opção

Professora Ivana Felicia e a nossa querida divulgadora Fabiola Calado




O nosso mergulho ao universo literário


A equipe de docentes da Escola Opção, no bairro do Ibura, teve uma oficina da FTD cuja temática foi : Contação de Histórias: A arte de aprender e ler com prazer.
Trabalhar os livros de literatura infantil, infanto-juvenil por meio da contação possibilita-nos uma integração mais aproximada a faixa etária do público infantil.
Todos nós temos a habilidade de sermos contadores de histórias, precisamos desenvolvê-las.
Assim, foi o nosso encontro, muitas histórias, um grande baú de segredos.... e as belas contações criadas pelas professoras por meio de pistas pedagógicas. Aconteceram festas, Visita da Família Coelho, Magos e Baile de Carnaval.
Tantas emoções, que podemos vê-las por meio de algumas imagens, mas grande parte da obra literária da Oralidade só poderá ser percebida em cada espaço de sala de aula, então vamos lá!

A nossa viajem literária teve uma bela história contada, O livro Mágico... tudo é possível, quando o lúdico permeia o Universo Pedagógico, e na Escola Opção as docentes fazem essa visita, venha também.

A contadora de Histórias Renata Holanda


A magia no Ar...


Parabéns a Equipe de Professoras da Escola Opção: Ivana Felicia, Zoraia Maria, Tatiane Mariano, Josielma Maria, Márcia Marques, Cirlandia Maria, Sineide, Edvânia, Denise Ferreira e Renata Marques.

Vamos nos encontrar e encantar com os belos contos a beira mar.....chuá, chuá, chuá. Abraços.
Deixem seus comentários!!!!

4 comentários:

  1. Renata, acho encantadora a tua habilidade de contar histórias, de vestir o personagem. Tenho a impressão que o sistema nos faz perder o lado lúdico muito próprio das crianças. Resgatar isso é algo da maior inportancia, mas não apenas por resgatar este momento em encontros e capacitações, a importancia deste trabalho é maior, ela nos faz resgatar em cada um de nos educadores a vontade de multiplicar de fazer mesmo contação de história em outros encontros e em salas de aula. Um abraço a tod@os.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o seu comentário e isso é importante, pois tenho o lúdico em mim, e sinto que preciso compartilhar..
    Amo Contação de Histórias.

    ResponderExcluir
  3. O lúdico é muito importante na infância da criança.Fazer esse resgate de contar histórias infantis é essencial para desenvolver a leitura prazerosa. Durante algum tempo,alguns professores deixaram de lado, ou deram pouca importância ao ato de ler por prazer no ensino infantil. A leitura era praticada apenas como pretexto para preencher o tempo de aula. Essa habilidade de contar histórias infantis proporciona uma viagem maravilhosa ao mundo mágico da leitura.

    ResponderExcluir
  4. Penha, é verdade que ao longo das décadas, com tanta tecnologia a sociedade foi perdendo essa essencia, diria mais,tal como Erick Fromm, em o Ter e o Ser. Na contação de hsitórias descobrimos os principios da dádiva, dar graciosamente as palavras,a história de vida a alguém.. Isso é muito bom.
    Abraços

    ResponderExcluir